terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Diretrizes para manifestação





Essa é a primeira vez na história que um movimento uniu defensores de animais do país inteiro. 

ESSA É A HORA, ESSE É O MOMENTO QUE ESPERÁVAMOS!

É hora de deixarmos nossas diferenças de lado, mantendo nosso foco acima de nossos olhos... os animais.


Porquê diretrizes?

Porque isso demonstra FORÇA, ORGANIZAÇÃO, EQUILÍBRIO.


Quem definiu estas diretrizes?

Houve uma reunião que juntou várias pessoas, representantes de ONGs e protetores independentes, alguns com experiências em outras manifestações. Todos deram suas opiniões e as diretrizes foram definidas de forma democrática, com a finalidade de unificar a manifestação nacional, para que em todos os locais as reivindicações sejam as mesmas.

Muitas dessas diretrizes já são divulgadas em sites como o Gato Verde (em ativismo), 


Porquê seguir as orientações dadas pelo megafone?

Porque os organizadores utilizarão desse recurso para informar a todos a movimentação correta a ser seguida e as informações necessárias a serem passadas.


Porque indicar os representantes da organização para dar as entrevistas, quando abordado por um repórter?

Porque os organizadores estão alinhados para responderem, de forma coesa, todas as questões relacionadas ao tema da manifestação.



Porquê ter identidade visual? Porquê as mesmas frases? Porquê faixas de até 2 metros?

Milhares de pessoas, em diversas cidades, por todo o país, ao mesmo tempo nas ruas com a mesma comunicação visual, reivindicando as mesmas coisas, com as mesmas palavras.

Isso demonstra que protetores de animais do Brasil inteiro deixaram as diferenças de lado PELOS ANIMAIS, porque é isso que o que nos une

Em relação ao tamanho, o problema é que algumas pessoas levam faixas muito grande, que sempre encobrem as demais e nunca aparecem inteiras nas fotos e imagens.

Evite sorrir ao segurar um cartaz ou banner que mostra o sofrimento de um animal, ou que pede mudanças contra o sofrimento dos mesmos.


Porquê movimento pacífico? Porquê a proibição de frases ofensivas ou incitação á violência?  

Porque manifestar-se a favor ou contra algo não é necessariamente agredir, ofender e desrespeitar.

Somos indivíduos nos manifestando A FAVOR da vida e CONTRA a impunidade, seria incoerente com a propósito do movimento cartazes com palavras do tipo: "assassina", "morra", etc.. Além disso queremos conquistar o respeito e o apoio da população em geral, queremos chamar a atenção dos políticos para a mudança necessária e urgente da atual legislação.

Queremos conquistar o respeito, e jamais conseguiremos isso desrespeitando os outros. Lembrando sempre que estaremos sendo filmados e fotografados, para tanto devemos manter nossa postura.

Os animais precisam de muitas pessoas em sua defesa, e somos nós os responsáveis por conquistar simpatizantes que apóiem a causa


É um movimento político?

Não. Este é um movimento APOLÍTICO e APARTIDÁRIO, feito única e exclusivamente pelos animais.


Porque não iniciar agora o abaixo assinado?  

Em Novembro de 2011 um grupo foi a brasília levar uma petição que juntou mais de 60 mil assinaturas em menos de duas semanas (leia a matéria do G1), desde então este grupo, denominado Comissão Lei Lobo, iniciou um trabalho junto a juristas e defensores para elaborar um projeto de lei, DE INICIATIVA POPULAR (Lei 9709/98, artigo 13°), e para tanto deverá juntar 1,5 milhão de assinaturas. 



Esse montante de assinaturas deverá ser dividido em, eplo menos, cinco estados, com não menos de 0,3% do eleitorado de cada estado. 


A assinatura de cada eleitor deverá ser acompanhada de nome completo, endereço e número completo do título eleitoral – com zona e seção — e as listas de assinatura devem ser organizadas por município e por estado, de acordo com formulário que deve ser retirado na Câmara dos Deputados.


O projeto deve ter informações da Justiça Eleitoral quanto aos dados dos eleitores de cada estado, aceitando-se os números referentes ao ano anterior caso não haja números atualizados. O projeto também deve ser protocolado na Secretaria-Geral da Mesa da Câmara, que tem a obrigação de verificar as exigências. Nessa fase, o projeto de lei de iniciativa popular ganhará um número e passará a ter a mesma tramitação dos demais.

Em quatro ocasiões o Congresso converteu em norma uma proposta elaborada pela sociedade. Leia matéria do G1:

- A criação da lei dos Crimes Hediondos, liderada pela escritora Gloria Perez.
- A lei que tornou crime passível de cassação a Compra de Votos -  a matéria foi apresentada em 18 de agosto de 1999 e sancionada 42 dias depois, em 29 de setembro do mesmo ano..
- A criação do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, apoiado pelo Movimento Popular de Moradia
- A Lei Ficha Limpa, que teve o apoio da OAB

Depois de elaborado e analisado o texto do projeto de lei, a Comissão Lei Lobo iniciará uma série de visitas, em todos os estados brasileiros, onde deverá se reunir com as principais lideranças do movimento de proteção e defesa dos animais em busca de apoio. Não esquecendo de que, para tanto, deverá conseguir o apoio e patrocínio.

 A hora é agora, não podemos errar de jeito nenhum. 


Porquê não levar animais em manifestações?

A orientação para que não se leve animais em manifestações é apenas questão de bom senso. Um local com megafones, com grande concentração de pessoas gritando, apitando etc., não é local para animais estarem.

Além disso intempéries como chuva ou ventania podem ocorrer, não esquecendo que, embora a manifestação seja pacífica, nunca estaremos totalmente seguros de que ocorram eventos que fujam de nosso controle, colocando em risco os animais.

Se tudo isso é estressante para as pessoas, imaginem para os animais.

7 comentários:

  1. Já existe uma cor ou camiseta específica para a manifestação? vcs recomendam alguma coisa neste sentido? vamos sentir a força da união, manifestação pacífica e madura em prol dos nossos amigos que não falam, boa sorte e esterei lá!
    Abraço da Pa

    ResponderExcluir
  2. Pacake, os manifestantes de camiseta branca e os organizadores de camiseta laranja ;o]

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos.

    Amigos, só a UNIÃO FAZ A FORÇA. Ainda há tempo hábil para todos sentarem à mesa, tomarem um bom café e se unirem para que este seja realmente um movimento que atinja todos os seus objetivos.
    Como já postamos no Facebook: Não importa agora quem é o pai ou mãe da criança. O importante é que todos lutem de "mãos dadas" pelos ANIMAIS.
    Ainda há tempo para isso.
    Como já disse uma vez Dom Hélder Câmara: "Quando sonhamos sozinhos, é só um sonho. Quando sonhamos juntos é o começo de uma nova realidade."
    Vicente
    Comunicação
    ONG Cão Sem Dono

    ResponderExcluir
  4. Adorei a organização da manifestação. Parabéns, estão corretíssimos. Aqui em Taubaté estamos conseguindo organizar de acordo com as normas, a responsável pela inscrição da cidade, Fabiana Maciel, esta tendo ajuda da vários protetores, esse é o momento de união. Estamos com voceis!

    ResponderExcluir
  5. AFFFF... diz q muito ajuda quem não atrapalha, não é? Pq sempre aparece os sabichões com os baldes de água fria... estes fazem tão pouco, além de tentar atrapalhar, é claro!

    ResponderExcluir
  6. Enviado via iPad


    Lilian boa noite, fiquei sabendo que o site de vcs colocaram uma ONG em BH, queria só te perguntar isso é declarar guerra, pq meu grupo fizemos uma página muito interessante que se Chama a Verdade do Site Crueldade Nunca Mais, com todos os prints, de conversas com o Allan e o da página original,com reportagens de advogados falando o tempo verdadeiro de uma petição, e outras informações, só que eu tinha resolvido não divulgar, por respeito aos animais,e pensei que vcs iriam respeitar a nossa página, assim quero só saber se vcs querem briga, pois nosso grupo, somos 478 membros que estão esperando meu ok para divulgar em todos site e páginas da internet, assim o unico que te peço, respeitem a nossa Manifestação, que eu estava respeitando vcs.. Obrigada Stenia




    Animais São Francisco curtiu isto.







    Animais São Francisco Obrigada
    16 de Dezembro de 2011 às 10:19 · Curtir























    Animais São Francisco

    ‎Anna Louise Estefano Woortmann To querendo fazer aqui em BH na praça da liberdade, em frente ao palacio, vai ser uma boa. Mesmo horario, 10hr.
    Curtir · · 16 de Dezembro de 2011 às 09:43



    2 pessoas curtiram isto.








    Léia Oliveira Vou falar com algumas pessoas, moro em Porto Alegre e já estou farta de ouvir falar desses monstros maltratando animais indefesos, temos que tomar alguma providência não podemos nos calar mais, alguém temque defender esses pobrezinhos que não fazem mal á ninguém.
    16 de Dezembro de 2011 às 09:55 · Curtir · 1







    Animais São Francisco Isso mesmo, tente organizar aí em POA e vamos em frente onde tivermos
    16 de Dezembro de 2011 às 10:02 · Curtir























    Animais São Francisco

    Faremos cada um em sua cidade, Estado ou País. Organizem o seu Grupo e Domingos sairemos em um só coração contra essa onda de violência contra os peludos
    Curtir · · 16 de Dezembro de 2011 às 09:40











    BloodyMary Lee

    infelizmente eu estarei trabalhando >.<
    Curtir · · 16 de Dezembro de 2011 às 09:32



    Animais São Francisco curtiu isto.






















    Bárbara Cristina Ruela

    obrigada, estou do outro lado do oceano (Portugal) mas o meu coraçao está com esse pequeno inocente.
    Curtir · · 16 de Dezembro de 2011 às 09:30



    3 pessoas curtiram isto.







    Animais São Francisco Faremos cada um em sua cidade, Esatdo ou País. Organizem o seu Grupo e Domingos sairemos em um só coração contra essa onda de violência contra os peludos
    16 de Dezembro de 2011 às 09:39 · Curtir · 1























    Aghata Lima

    Obriga! Mas estarei em Salvador. Sucesso!!
    Curtir · · 16 de Dezembro de 2011 às 08:42



    Animais São Francisco curtiu isto.






















    Alicia Pakareu

    força desde a espanha! liberaçao animal!
    Curtir · · 16 de Dezembro de 2011 às 06:12



    Animais São Francisco curtiu isto.







    Animais São Francisco Faremos cada um em sua cidade, Esatdo ou País. Organizem o seu Grupo e Domingos sairemos em um só coração contra essa onda de violência contra os peludos
    16 de Dezembro de 2011 às 09:40 · Curtir · 1























    Alexander Machado

    Não será possível. Sou do Rio. Desejo que seja um sucesso, com muitas pessoas participando e pedindo por justiça. Essas ações que vão fazer os assassinos pararem, por medo da reação das pessoas. Abraços.
    Curtir · · 16 de Dezembro de 2011 às 01:20







    Animais São Francisco Mas a Karine Chear Annechinoestá organizando aí para o Rio....
    16 de Dezembro de 2011 às 01:24 · Curtir · 1

    ResponderExcluir