quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A verdade sobre cães assassinos

Antonio Carroça - www.rottweiler.com.br


Porque o Rottweiler tem sido associado pela mídia como um cão violento em função de sua utilização em filmes como um protetor fiel mas violento.

No Brasil, não podia ser diferente: o Rottweiler passou a ser mais conhecido depois do lançamento, nos anos 70, do filme "A Profecia", no qual o rottweiler era apresentado na forma de cão, o protetor do Anti-Cristo. Alguns anos depois, com a raça um pouco mais popular, a Rede Globo levou ao ar a novela "Vamp", na qual o Rottweiler era também apresentado sob o estigma da violência, sob a forma animal do vampiro "Vlad".

Com isso tudo, dá para notar que, desde o início, a raça foi sendo popularizada com uma imagem bem agressiva.

Isto me entristece muito, pois como criador e amante da raça, sei que a coisa não é bem assim, e todas as partes envolvidas em acidentes com cães, tais como a vítima, o criador, o proprietário e os repórteres, acabam sofrendo as conseqüências da falta de informação sobre a criação de cães de trabalho.

Inicialmente, gostaria de pedir aos jornalistas que ao realizarem matérias a respeito de cães, façam uma consulta prévia de pelo menos uns 5 criadores sérios para que eles possam expor suas opiniões a respeito do assunto. Os maus criadores normalmente não se preocupam com um dos quesitos mais importantes da criação: O temperamento.

Com isso, acabam se transformando em vítimas de sua própria criação, ao colocar no mercado cães sem equilíbrio, que nas mãos de proprietários mal informados, se transformam em armas perigosas para pessoas desavisadas.

Como cão de trabalho, o rottweiler tem um temperamento firme e forte, que precisa ser trabalhado através do adestramento para um perfeito convívio com o homem. Contudo, cães desequilibrados e sem adestramento acabam se espalhando aos milhares por todo o país, gerando condições potenciais para acidentes.

Normalmente, o rottweiler convive e aceita a presença de estranhos em sua casa, desde que o dono esteja presente. Ao meu modo de ver, dependendo da maneira como se cria, o cão pode ser equilibrado ou não. Tenho duas cadelas em casa e elas foram acostumadas desde pequenas a aceitarem visitas na minha presença. Óbviamente que, se estão comigo, são amigos e devem ser tratados como tal.

Pessoas que criaram seus animais desde pequenos e que estes ao chegarem visitas às suas residências, trancam os animais nos canis, certamente terão animais um pouco mais agressivos que outros, não pelo fato de haver algum erro na genética do cão, mas pelo fato de ele não ter contato com estranhos. Isto não quer dizer também que este animal, ao escapar do canil, vá atacar alguém.

Os cães em geral, só atacam na defesa de seu território, quando se sentem ameaçados ou quando estão protegendo seus donos.

" Quando um cão rosna e abana a cauda ao mesmo tempo, em que extremo devemos acreditar ? "

Com relação aos ataques à estranhos, o que me preocupa muito é o fato da imprensa sempre "taxar" o Rottweiler como "Cão assassino", quando o próprio dono é, na maioria dos casos, o responsável maior.

Portões abertos, muros baixos, guias frouxas, animais soltos pelas ruas sem guia e tantos outros, podem gerar acidentes.

Nestes casos, os donos normalmente são responsabilizados pelos atos de seus cães e isto é previsto como contravenção penal, conforme descrito no próprio código:

"O artigo 31 da Lei das contravenções penais prevê pena de prisão simples de dez dias a dois meses ou multa de R$ 200,00 a R$ 2.000,00 para aquele que deixar em liberdade, confiar à guarda de pessoa inexperiente, ou não guardar com a devida cautela animal perigoso".

Ainda incorre na mesma pena quem conduz animal, na via pública, pondo em perigo a segurança alheia.

Na cidade de São Paulo, a Lei Municipal 10.309 de 1987 (que trata do controle de zoonoses) em seu artigo 7°, parágrafo único, determina que os cães mordedores e bravios somente poderão sair às ruas devidamente amordaçados (com focinheira). E ainda prevê a apreensão de cão mordedor após dois ataques comprovados por boletim de ocorrência.

Vale ressaltar que a mesma Lei, em seu artigo 13°, diz que "os atos danosos cometidos pelos animais são de inteira responsabilidade de seus donos e, quando o ato danoso for cometido estando o animal sob guarda de outra pessoa, se estenderá a esta à responsabilidade pelos danos causados". Além disso, qualquer pessoa que for atacada deve imediatamente procurar uma delegacia de polícia para registrar um boletim de ocorrência.

Não há preço para uma vida; mas, se você for uma vítima, não tenha dúvida em cobrar ainda do dono todas as despesas que tiver no caso de ferimentos graves e/ou internações hospitalares, recorrendo de todos os meios possíveis para responsabilizar o dono de um animal incontrolado.

Rottweiler em apartamento? Nem Pensar! A primeira pergunta que faço à alguém que pretende comprar um filhote de minha criação é: "Quais são as condições e o espaço físico em que este animal será criado? " Rottweilers precisam de espaço, carinho e principalmente conforto. Um apartamento nunca poderia proporcionar isto à ele, mesmo que seus donos ficassem o dia inteiro com ele no colo. Na verdade ele precisa correr, brincar, nadar, enfim, ser livre.

Cães que são produto de criação indiscriminada, sem registro genealógico, sem análise das linhas de sangue, mal treinado ou incentivado à combater a violência com violência, podem se tornar armas letais ou mesmo, terem temperamento infantil e isto implica responsabilidade também aos seus criadores. Não que a responsabilidade recaia sobre o criador, porque a lei é clara: "o dono é responsável pela atitude do animal" e não o contrário.

Vale a pena lembrar que, ao comprar um animal, seja ele de que raça for, principalmente se o que você deseja dele é proteção (cães de guarda) procure criadores sérios que respeitam todos estes detalhes para que você não tenha surpresas futuras. Criador sério nem sempre é aquele que cria uma quantidade enorme; é aquele que se preocupa e fica atento aos mínimos detalhes.

Sempre peça ajuda ao criador. Ele sabe como se comporta a mãe ou o pai e somente ele lhe poderá dar informações mais claras sobre temperamento, criação ou dicas de como você poderá aproveitar melhor todas as capacidades de seu cão - das sensoriais às de companhia - não só como amigo, mas como protetor de sua casa e família.

Se optar por treinar o seu animal, ótimo, o Rottweiler é um cão de trabalho. Sua facilidade e capacidade para o treinamento são excelentes, por serem extremamente inteligentes.

Ele deve saber que está submisso à você e que você é quem o controla.

Agora, lembre-se de ler e procurar profissionais da área!

Mais vale um cão sem treinamento do que um cão mal treinado. O Rottweiler já tem por sua natureza, seu instinto de proteção. Se for bem adestrado, você terá completo domínio sobre ele e ambos se sentirão mais protegidos. Se for mal treinado, as conseqüências são difíceis de se prever.

Mas o Brasil tem muito mais problemas para se resolver do que simplesmente pensarmos na criação de cães. Tem gente passando fome. Isto para mim é mais importante. Mas temos que pensar que, apesar de tantos direitos nossos serem simplesmente negados ou o que "eles" dizem ser direito, quando na verdade é obrigação é que não se pode aceitar. Ter e cuidar de cães é direito nosso. Extinguir, é um direito que só Deus tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário